O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamento. A expectativa é que, colocada em prática, a Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011 que instituiu o Cadastro Positivo, possa favorecer a queda dos juros bancários para os bons pagadores.
Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.
Assim, o Cadastro Positivo poderá facilitar muito a vida do consumidor pessoa física ou jurídica no momento de se conseguir um empréstimo ou um financiamento, uma vez que poderá ser utilizado pelo mercado como ferramenta para análise e reconhecimento do bom pagador.
Poderão aderir ao Cadastro Positivo, Pessoas Físicas com idade igual ou superior a 18 anos ou emancipados e Pessoas Jurídicas.
Mais informações em: https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/cadastro-positivo
Documentos para Pessoa Física:
- Documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de endereço.
Documentos para Pessoa Jurídica:
- Documentos da empresa: Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente; ou Documentos da eleição de seus administradores, quando aplicável;
- Comprovante de inscrição no CNPJ;
- Comprovante de endereço;
- Documento de identificação válido (RG, RNE, CNH, Passaporte, ou outro) e CPF do(s) representante(s) legal (is) da empresa;
Endereço para envio do formulário por correspondência:
Destinatário: SPC Brasil
Aos cuidados de: Cadastro Positivo
Avenida Paulista, 453 – 10º andar – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01311-907.
Assim que seu cadastro for realizado em nosso sistema, você receberá um e-mail do SPC Brasil com o link para cadastramento de sua senha e assim terá acesso gratuito às informações do seu Cadastro Positivo SPC Brasil.
Em caso de dúvidas, veja os canais de atendimento disponíveis e entre em contato conosco.
SAC:
Por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, você pode:
- Consultar status da sua autorização;
- Realizar uma auto-consulta;
- Cancelar a sua autorização;
- Cadastrar sua senha de consulta;
- Recuperar a sua senha.
Nosso SAC também está disponível para esclarecimento de eventuais dúvidas, sugestões e reclamações relativas ao Cadastro Positivo.
O atendimento funciona de segunda à sexta-feira das 09 às 18h pelo telefone (11) 4063-4700. (Exceto em feriados nacionais).
Ouvidoria:
Além do SAC, colocamos à sua disposição atendimento por meio da Ouvidoria, que tem como objetivo principal intervir em questões que não foram satisfatoriamente atendidas ou não foram respondidas dentro do prazo informado pelo SAC.
Para falar com a Ouvidoria é necessário que você já tenha contatado o SAC, mediante registro de um protocolo, não tenha recebido resposta de sua demanda dentro do prazo informado ou não fique satisfeito com a solução apresenta por esse canal.
Nessas situações você pode enviar uma mensagem para [email protected]